Um livro que reúne 22 autores para falar de gestão e sobre como empregar a ambidestra para sobreviver e ter sucesso em um ambiente de negócios de grandes transformações. Um olhar coletivo para as tendências, ameaças e oportundiades.
Ambidestria, inteligência artificial, governança, carreira, diversidade, inclusão, comunicação e marketing: estes são alguns dos temas do livro "The Masters: Entre Drones e Dinossauros".
Segundo os coordenadores do projeto, Alexandre Conte e José Nascimento, a ambidestria entre Drones e Dinossauros (analogia às gerações), é para onde vão as discussões. “Esta convergência é o caminho a ser trilhado daqui para frente em um mundo de ambiguidades, desafios e incertezas em todas as áreas, mas também, de muitas oportunidades”, defende Alexandre Conte.
Sobre o título do livro, "ENTRE DRONES E DINOSSAUROS" e de seu capítulo, José Damigo Neto, consultor e conselheiro de empresas, conta que “a auto provocação para o termo veio da maneira como lido com muitas gerações dentro de um mesmo ambiente de trabalho. No primeiro momento isso gera um conflito entre as crenças, daquilo que cada uma dessas gerações acredita, mas isso muda ao longo do tempo”. Segundo Damigo, nem a atual e nem as novas gerações têm as respostas definitivas para os problemas das empresas e a melhor saída é combinar os pontos de vista. Sobre o futuro, o consultor recomenda, o que chama de “estratégia antecipatória” - o foresight, que é desenhar cenários futuros prováveis e, a partir desta visão, montar um planejamento estratégico.
É a iniciativa de um grupo de networking que surgiu de forma inusitada, pós-pandemia, e vem ganhando parceiros que têm propósitos e princípios semelhantes: busca e compartilhamento de expericências e conhecimentos. Gente praticante e estimuladora do famoso “lifelong learning”. Um grupo formado por profissionais de diversas áreas de mercado que atuam como palestrantes, professores, mentores e consultores, além de suas outras atividades para promover a disseminação do conhecimento.
E na colaboração criativa, parte deste grupo se reuniu para escrever coletivamente esta grande obra que amplifica os entendimentos e aplicações da gestão ambidestra sobre as práticas de liderança, gestão de negócios e até mesmo de carreiras. Confira os 22 autores deste projeto especial:
Ao final de cada capítulo do livro o leitor será contemplado com um conteúdo extra, multiplataforma. Um QR Code vai levar você, leitor, para uma entrevista em vídeo ancorada pelos jornalistas de televisão, Simone Hammes e Fernando Parracho. E para quem quiser acompanhar por meio de áudio, o material estará disponível em podcast no Spotify e nas principais plataformas e agregadores do formato. Você já pode ouvir agora mesmo, o teaser de abertura produzido, em chamada, para o pré-lançamento.
O Podcast será lançado oficialmente no dia 12 de setembro de 2023, com a publicação dos primeiros episódios a partir desta data.
Mas os leitores mais curiosos e engajados, poderão ainda acompanhar a evolução de todas as etapas deste projeto pelo Instagram do grupo, o @themastersnetworking.
O livro está dividido em três grandes sessões, pelas quais os 19 capítulos estão distribuídos:
I - MUNDO NOVO - Empresas, Pessoas e Tendências na Arena da Gestão Ambidestra
1. Dinossauros e Drones: famílias empresárias em tempos de governança ambidestra
José Damigo Neto
2. Inteligência Artificial (IA) na Gestão Ambidestra: Conectando IA com Negócios
Luiz Pinheiro e Kristian Capelini
3. I.A., sim, mas I.N. também!
Herivelto Oliveira
4. Conexão regenerativa: uma nova abordagem para novos tempos
Helena Merck
5. Multicarreiras: polivalência que multiplicam valores
Alexandre Conte
6. O drone de hoje é o dinossauro de ontem
José Manuel Catarino Barbosa
II - COMPETÊNCIA ESSENCIAL - A missão do Líder Ambidestro e Disruptivo
7. Estratégias essenciais para o crescimento em Liderança
Maria Almeida
8. Liderança: o encontro entre trabalho, ambidestria e poiesis
Roberta da Trindade
9. Liderança feminina: mulheres à frente
Adriana Cordeiro
10. Líder 7.0 e ambidestro num mundo disruptivo
José Nascimento
11. Inteligência espiritual no mundo do trabalho
Adeildo Nascimento
III - POSICIONAMENTO DE MARCA - Desafios num Mundo Digital e Ambidestro na Era das IAs
12. Marca Pessoal: Liderança de dentro pra fora
Dani Amorin e Karla Giacomet
13. Branding & ESG: a era das marcas de impacto
Célia Linsingen.
14. Identidade institucional e a construção de reputação
Heliberton Cesca
15. Branding em tempos de marketing digital e inteligências artificiais generativas
Joaquin Fernandez Presas e Patricia Piana Presas
16. Gestão de crise - como as inteligências artificiais podem ser usadas para evitar arranhões em sua reputação
Filipi Oliveira
17. Exposição e sanidade mental: comunicação saudável no mundo da extimidade
Thays Beleze
18. Mindset de vendas: fácil entender, difícil de praticar. Será?
Aline Marty
19. Viva o presente e construa o futuro
Jorge Luis Prado
Editora: GPCON
Idioma: Português
Capa comum: 216 páginas
Dimensões: 15 x 21 x 2 cm
Loja criada especialmente para comercialização do Livro: Entre Dinossauros e Drones - da iniciativa The Masters. Adquira já o seu exemplar autografado por todos os autores e disponibilizado antecipadamente.